Ao neo-sacerdote, durante a homilia, o prelado salientou que a sua vocação fransciscana vai concretizar-se agora com os dons da Ordem presbiteral. «Deves proclamar o amor de Deus e que Deus é amor», apontou o presidente da celebração evocando a vocação de S. Francisco de Assis.
Toda a cerimónia foi vivida num ambiente de alegria e emoção e solenizada por belos cânticos interpretados por um coro a quatro vozes, acompanhado por órgão e orquestra.
Como sacerdote, D. António Montes Miranda recordou a Frei Nicolás Almeida que terá de exercer o seu múnus assente em três pilares. «Terás de ensinar a Palavra», afirmou o antigo titular da Diocese de Bragança-Miranda, acrescentando que «a pregação é o primeiro ministério de um padre».
E continuou, indicando que o novo padre cumprirá a sua missão ao «celebrar com fé e piedade os mistérios de Cristo, principalmente nos sacramentos da Eucaristia e da Reconciliação».
Porém, as duas tarefas anteriores só terão um efeito pleno naqueles que forem confiados à cura do padre Nicolás Almeida se este «viver o que ensina e celebra», apontou D. António Montes Miranda.
O padre Nicolás Almeida pretende à Ordem dos Frades Menores (OFM). O seu superior provincial, padre Vítor Melícias, disse que «a ordem rejubila» com a ordenação sacerdotal e «agradece» à Apúlia que considera ser um «povo extraordinário».
O pároco, padre José Miguel Pereira salientou no início da celebração que a ordenação deste paroquiano «é já o cumprimento do programa pastoral da Arquidiocese de Braga». «Somos um povo, uma comunidade que produz frutos», concretizou.
No sábado à noite, o padre Nicolás Almeida preside à à Eucaristia na igreja matriz. No domingo, às 07h30, preside na capela de Nossa Senhora do Amparo e, de novo, na igreja matriz às 10h30.
A chamada “Missa Nova” será oportunamente agendada para ter lugar na capela de Nossa Senhora da Guia, situada à beira mar e próximo da casa dos pais do neo-sacerdote.
09-12-2011 - Diário do Minho
Sem comentários:
Enviar um comentário