Paróquia de Apúlia rejubilou com ordenação do padre Nicolás Almeida

A paróquia de Apúlia, arciprestado de Esposende, rejubilou ontem com a ordenação sacerdotal de um filho da terra: o franciscano Frei Nicolás Almeida. A ampla igreja paroquial foi exígua para acolher todos quantos quiseram participar na cerimónia de ordenação, que foi presidida pelo Bispo emérito de Bragança-Miranda e também franciscano, D. António Montes Miranda. Estima-se que tenham comparecido cerca de mil pessoas.


Ao neo-sacerdote, durante a homilia, o prelado salientou que a sua vocação fransciscana vai concretizar-se agora com os dons da Ordem presbiteral. «Deves proclamar o amor de Deus e que Deus é amor», apontou o presidente da celebração evocando a vocação de S. Francisco de Assis.

Toda a cerimónia foi vivida num ambiente de alegria e emoção e solenizada por belos cânticos interpretados por um coro a quatro vozes, acompanhado por órgão e orquestra.

Como sacerdote, D. António Montes Miranda recordou a Frei Nicolás Almeida que terá de exercer o seu múnus assente em três pilares. «Terás de ensinar a Palavra», afirmou o antigo titular da Diocese de Bragança-Miranda, acrescentando que «a pregação é o primeiro ministério de um padre».

E continuou, indicando que o novo padre cumprirá a sua missão ao «celebrar com fé e piedade os mistérios de Cristo, principalmente nos sacramentos da Eucaristia e da Reconciliação».

Porém, as duas tarefas anteriores só terão um efeito pleno naqueles que forem confiados à cura do padre Nicolás Almeida se este «viver o que ensina e celebra», apontou D. António Montes Miranda.

O padre Nicolás Almeida pretende à Ordem dos Frades Menores (OFM). O seu superior provincial, padre Vítor Melícias, disse que «a ordem rejubila» com a ordenação sacerdotal e «agradece» à Apúlia que considera ser um «povo extraordinário».

O pároco, padre José Miguel Pereira salientou no início da celebração que a ordenação deste paroquiano «é já o cumprimento do programa pastoral da Arquidiocese de Braga». «Somos um povo, uma comunidade que produz frutos», concretizou.

No sábado à noite, o padre Nicolás Almeida preside à à Eucaristia na igreja matriz. No domingo, às 07h30, preside na capela de Nossa Senhora do Amparo e, de novo, na igreja matriz às 10h30.

A chamada “Missa Nova” será oportunamente agendada para ter lugar na capela de Nossa Senhora da Guia, situada à beira mar e próximo da casa dos pais do neo-sacerdote.

09-12-2011 - Diário do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário